Até o momento, temos 8.712 vias cadastradas em 1612 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Rio de Janeiro > Petrópolis > Morro do Samambaia

Ampliar imagem Morro do Samambaia
Foto: Alexandre Berner
Morro do Samambaia
Cadastrada por: Luciano Bender, em 26-11-2017 às 11:19
Descrição: Apesar de pouquíssimo frequentado atualmente, o Morro do Samambaia, localizado no bairro de mesmo nome, possui um grande valor histórico para o desenvolvimento da escalada em rocha na cidade. Antes da conquista da primeira via nesta montanha - o Paredão Ana Paula, os precursores da escalada em rocha no município tinham como opção de escalada mais próxima apenas as paredes das cidades do Rio de Janeiro e de Teresópolis. O Paredão Ana Paula motivou a conquista de diversas outras vias, seguindo a mesma concepção de escalada em livre, sem a necessidade de recursos artificiais grotescos, como escadas e cabos-de-aço. Atualmente, o Paredão Ana Paula ainda é considerado uma excelente escalada para iniciantes no esporte, além de ser uma das poucas vias na cidade com esta graduação.
Como chegar à base: seguir as mesmas indicações para a Pedra do Itamarati e, após passar pelo Bramil Supermercados, continuar pela Rua Hívio Naliato por mais 2,5 km. Seguir em direção à Igreja Matriz de Cascatinha, entrando à direita na primeira bifurcação após o Bramil, de onde já se avista o Morro do Samambaia. Subir o Loteamento Nova Cascatinha, à direita da Estrada do Samambaia, até o ponto final do ônibus. Após isto, basta encontrar uma brecha na mata, entre a casa de um morador e de outro, e seguir em direção à base. Se for necessário, pedir permissão para passar nos fundos de alguma residência.